Francisco de Paula Rodrigues Alves
7-7-1848, Guaratinguetá, São Paulo
16-1-1919, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
16-1-1919, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/francisco-de-paula-rodrigues-alves.jhtm
Em 1887 chegou a presidente da província de São Paulo (o equivalente ao governador), cargo que voltaria a ocupar em 1900 e 1916. Após a Proclamação da República, foi deputado constituinte, em 1890, e ministro da Fazenda duas vezes no governo de Floriano Peixoto e no de Prudente de Morais. Eleito presidente da república em 1902, deu continuidade à política de valorização do cultivo do café que vinha sendo adotada no Brasil.
Durante sua gestão, Rodrigues Alves manteve as finanças do país, construiu estradas de ferro e portos. Teve como proposta implementar a reurbanização e saneamento do Rio de Janeiro, mas enfrentou problemas após uma epidemia de varíola que atingiu a população. A fim de combater a doença, instituiu uma campanha de vacinação obrigatória. A medida, porém, gerou revolta junto à população que considerou o ato autoritário por não ter recebido esclarecimento prévio. A rebelião popular ficou conhecida como Revolta da Vacina, em 1904, e enfraqueceu a imagem do presidente.
Voltou a ser eleito novamente para presidente em 1918, mas não chegou a tomar posse por ter contraído a gripe espanhola. Morreu no dia 16 de janeiro de 1919, no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário