quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Eurico Gaspar Dutra

Eurico Gaspar Dutra

18/6/1883 - Cuiabá, Mato Grosso
11/6/1974 - Rio de Janeiro, RJ
Presidente do Brasil - de 31/1/1946 a 31/1/1951
Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/eurico-gaspar-dutra.jhtm
Folha Imagem
Dutra promoveu a abertura democrática, mas manteve restrições aos direitos dos trabalhadores
Eurico Gaspar Dutra nasceu em Cuiabá, no Mato Grosso, em 18 de junho de 1883, filho de José Florêncio Dutra, comerciante modesto e ex-combatente na Guerra do Paraguai. Militar, foi eleito presidente da República em 31 de janeiro de 1946, por uma coligação partidária formada pelo PSD (Partido Social Democrático) e pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), com o apoio do ex-ditador Getúlio Vargas, de quem fora Ministro da Guerra por nove anos.

Seu governo promoveu a abertura democrática, mas manteve restrições aos direitos dos trabalhadores. Por pressão das oligarquias industriais, foi instituído o congelamento do salário-mínimo, o que gerou uma série de greves dos trabalhadores. Sob a justificativa de fazerem parte de movimentos comunistas, o Estado interveio em mais de 100 sindicatos e colocou o PCB (Partido Comunista Brasileiro) na ilegalidade.

Dutra deixou a presidência em 1951 e, três anos depois, participou da conspiração que derrubou o governo democrático de Vargas. Em 1964, apoiou o golpe militar que depôs o presidente João Goulart e manteve expectativa de voltar à presidência. Morreu no Rio de janeiro em 11 de junho de 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário