quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Quinze fatos que você provavelmente nunca soube sobre vitamina D e exposição solar

Quinze fatos que você provavelmente nunca soube sobre vitamina D e exposição solar

(Compilado por Mike Adams, com base em uma entrevista com o Dr. Michael Holick,drholickautor do livro “Vitamina D – Como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes”)
A vitamina D evita a depressão, osteoporose,câncer da próstata, câncer da mama e, até mesmo efeitos do diabetes e obesidade. A vitamina D é talvez o nutriente mais subestimado no mundo da nutrição. Isso é provavelmente porque é “gratuita”: seu corpo a produz quando a luz solar atinge a sua pele. As empresas farmacêuticas não podem lhe vender a luz solar, por isso não há promoção dos seus benefícios à saúde.
A maioria das pessoas não sabe destes fatos verdadeiros sobre a vitamina D:
  1. A vitamina D é produzida pela pele em resposta à exposição e radiação ultravioleta da luz solar natural.
  2. Os saudáveis raios de luz solar natural que geram a vitamina D em sua pele não atravessam o vidro e, por isto, seu organismo não produz vitamina D quando você esta no carro, escritório ou em sua casa.
  3. É quase impossível conseguir quantidades adequadas de vitamina D a partir da dieta. A exposição à luz solar é a única maneira confiável para seu corpo dispor de vitamina D.
  4. Seria necessária a ingestão diária de dez copos grandes de leite enriquecido com vitamina D para obter os níveis mínimos necessários de vitamina D.
  5. Quanto maior a distância da linha do equador e o lugar onde você vive, maior será a exposição ao sol necessária para gerar vitamina D, pois depende do ângulo de incidência dos raios solares. Canadá, Reino Unido, a maior parte dos EUA estão longe do equador e maior parte do Brasil está perto do equador.
  6. Pessoas com a pigmentação escura da pele podem precisar de 20-30 vezes mais exposição à luz solar do que pessoas de pele clara para gerar a mesma quantidade de vitamina D. Por isto, também, o câncer de próstata é muito frequente entre homens negros – é a simples deficiência generalizada de luz solar.
  7. Níveis suficientes de vitamina D são essenciais para a absorção de cálcio nos intestinos. Sem vitamina D suficiente, seu corpo não pode absorver o cálcio, tornando os suplementos de cálcio inúteis.
  8. A deficiência crônica de vitamina D não pode ser revertida rapidamente. São necessários meses de suplementação de vitamina D e de exposição à luz solar para “reconstruir” os ossos e o sistema nervoso.
  9. Mesmo filtros solares fracos (FPS = 8) bloqueiam em 95% a capacidade do seu corpo de gerar vitamina D. É por isto que o uso constante de protetores solares provocam deficiência crítica de vitamina D.
  10.  A exposição à luz solar não gera a produção excessiva de vitamina D em seu corpo, porque ele se auto-regula e produz apenas a quantidade que necessita.
  11. Se a pressão firme do seu osso esterno dói, você pode estar sofrendo de deficiência crônica de vitamina D.
  12. A vitamina D é “ativada” pelos rins e fígado, antes de ser usada pelo organismo e, por isto, doenças renais ou hepáticas podem prejudicar muito a ativação da vitamina D circulante.
  13.  A indústria de protetores solares não quer que você saiba da necessidade de exposição ao sol, porque esta revelação significaria a queda nas vendas de seus produtos.
  14.  A vitamina D é um poderoso “remédio” que o seu próprio corpo produz inteiramente de graça e sem necessidade de prescrição médica!
  15. Algumas substâncias denominadas “antioxidantes” aceleram muito a capacidade do organismo para lidar com luz solar, sem que ela nos provoque danos, também permitem que você fique exposto ao sol duas vezes mais tempo sem danos. Um exemplo de tais antioxidantes é a astaxantina, poderoso “filtro solar interno”. Outras fontes de antioxidantes similares são algumas frutas (açaí, romã, mirtilo, etc.), algumas algas e alguns crustáceos do mar (camarão, “krill”, etc.)
Doenças e condições causadas pela deficiência de vitamina D:
  • A osteoporose é geralmente causada por falta de vitamina D que provoca deficiência na absorção de cálcio.
  • A deficiência de vitamina D na infância causa o raquitismo, falta de calcificação dos ossos.
  • A deficiência de vitamina D pode agravar o diabetes tipo 2 e prejudicar a produção de insulina pelo pâncreas.
  • Bebês que recebem a suplementação de vitamina D (2.000 unidades por dia) têm um risco 80% menor de desenvolver diabetes tipo 1 durante os próximos vinte anos.
  • A obesidade prejudica a utilização da vitamina D no organismo e obesos precisam de duas vezes mais vitamina D.
  • A depressão, a esquizofrenia e os cânceres de próstata, de mama ovário e de cólon são frequentes em pessoas com deficiência de vitamina D. Portanto, níveis normais de vitamina D previnem estas doenças.
  • O risco de desenvolver doenças graves como diabetes e câncer é reduzido de 50% a 80% através da exposição simples, à luz solar natural 2 a 3 vezes por semana.
  • A depressão sazonal de inverno, muito comum nos países de clima temperado, é causada por um desequilíbrio da melatonina, devido à menor exposição ao sol.
  •  A vitamina D é utilizada no tratamento da psoríase, doença inflamatória crônica da pele.
  • Deficiência crônica de vitamina D é muitas vezes diagnosticada erradamente como fibromialgia, porque seus sintomas são muito semelhantes: fraqueza muscular e dores.
Estatísticas chocantes da deficiência de vitamina D:
40% da população dos EUA,
32% dos médicos e estudantes de medicina,
42% das mulheres afro-americanas em idade fértil,
48% das meninas de 9 a 11 anos,
até 60% dos pacientes de hospitais,
até 80% dos pacientes do lar de idosos,
76% das mulheres grávidas e
81% das crianças delas nascidas, as quais terão, mais tarde na vida, maior predisposição ao diabete tipo 1, à artrite, à esclerose múltipla e à esquizofrenia.
O que você pode fazer:
A exposição sensata à luz solar natural é a estratégia mais simples, mais fácil e ainda uma das mais importantes para melhorar a saúde. Se mais pessoas lessem estas informações, poderíamos reduzir drasticamente as taxas de várias doenças crônicas. Incito-os que leiam o livro, “Vitamina D – Como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes“, pelo Dr. Michael Holick para obter a história completa sobre a luz solar natural. Você pode encontrar este livro na maioria das livrarias locais ou através da BN.com, Amazon.com, etc. Nota: Este não é um endosso pago ou um link de afiliado. Eu recomendo por causa de sua grande importância na prevenção de doenças crônicas e melhoria da saúde sem medicamentos ou cirurgiaEste pode ser o livro mais importante sobre a saúde que você já leu. Se mais pessoas compreendessem estas informações poderia-se reduzir drasticamente as taxas de doenças crônicas no país e no mundo. A exposição à luz solar é realmente uma das terapias de cura mais poderosas do mundo, superando de longe os melhores esforços de hoje, a chamada “medicina avançada”. Não há nenhuma droga, nenhum procedimento cirúrgico e nenhum procedimento de alta tecnologia que chegou sequer perto do surpreendente poder de cura da luz natural.
E você pode obtê-la gratuitamente. É por isso que ninguém está a promovê-la, é claro.
Fonte original com texto completo:http://www.naturalnews.com/specialreports/sunlight.pdf (autor da tradução desconhecido).

Leia também

Esse post foi publicado em Notícias e marcado . Guardar link permanente.

55 respostas para Quinze fatos que você provavelmente nunca soube sobre vitamina D e exposição solar

  1. Muito revelador. eu n”ao sabia nada sobre a vitamina D a não ser que o caroteno contido na cenoua e abóbora madura. quando em contato com o sol, transforma-se em Vit,D.gostaria de mais informações a respeito de Vitaminas e qual a função no corpo.
  2. serpentarius disse:
    Estou tendo o 2º episódio de Depressão e agora é grave, F32.3!!!!
    Vi, indo ao cardio agora (estou há quase 1 ano sem conseguir sair de casa), fazendo vários exames que ele me pediu que: minha testosterona está a nível feminino, ou seja, não tenho mais produção de testosterona; os níveis de vitamina D estão em 17, e isso pq eu suplemento com 600UI há mais de 5 meses!!! Há outros fatores, mas só o pré-hormonio D (Vitamina D) já seria capaz de deixar-me debilitado à doença depressiva !!!!
    Alerto a todos que a depressão não é uma doença mental, psiquica!!! Esta parte é amais visível, mas ela é primordialmente física, com diminuição de produção de neurotransmissores, neuroreceptores, morte de neurônios e, até mesmo, morte de até 25% de sua massa encefálica!!!! Estudos recentes!!!
    Cuidado ao falarem que deve-se ter pensamentos positivos, pois estes não são permitidos quando sob depressão em estágio grave!!!!
    • Keissiane disse:
      Oi, espero que você leia este comentário!
      Recentemente assisti a um documentário sobre alimentação chamado Food Matters (o alimento importa), procure por ele no you tube que tem legendado em Português. Nesse doc um dos entrevistados fala sobre o tratamento, que deu certo, que ele fez com uma paciente usando 2 punhados de castanha de caju por dia, isso mesmo: castanha de caju para a depressão.. Veja lá o documentário, pois como n sou médica nem nutricionista só posso reportar o que assisti.
      Boa sorte!
  3. fatima nilva disse:
    Foi muito bom .eu descobri hoje que estou com deficiencia de viramina D .obrigado por pelo escrarecinto
  4. virginia acyr de carvalho pinto disse:
    ADOREI AS INFORMAÇ~PES SOBRE A VITAMINA D MUITO OBRIGADO…
  5. Maria da Graça Cordova Noronha disse:
    Gostei ,muito obrigado
  6. MArcelo disse:
    Muito interessante !!!
  7. EDNA S DA ROCHA disse:
    GOSTEI MUITO , INTERESSANTE, OBRIGADO .
  8. francisca medeiros disse:
    fiquei muito satisfeita em saber muitas coisas sobre a vitamina D. principalmente sobre o poder da luz solar. obrigada pelas informações.
  9. Carmem Elisa Gimenez disse:
    Pq ninguém fala nada de quem sofre de vitiligo?
  10. Evelyn Agricola disse:
    A vitamina D é importante, mas precisamos de 15 minutos de sol. Acho importante usar protetor solar sim……será que ele se esqueceu do câncer de pele??????????????????
    • Hannah disse:
      O protetor solar impede os raios ultravioletas de atravessarem a pele. Logo, com protetor solar NÃO há produção de vitamina D. Não importa se voce ficar o dia todo exposto ao sol. Além do mais, 15-20 minutos de sol por dia sem protetor solar, ou com protetor solar apenas no rosto, tem tanta chance assim de te dar cancer de pele? Então é melhor passar a usar burca, porque né…
    • Marcelo disse:
      O problema é que vivemos num mundo fechadinho de uma mídia manipulado por interesses da grande indústria farmaceútica e do cancer, certa vez li de um médico americano que para cada cancer de pele que o uso do protetor solar evita acaba por promover 10 de próstata ou de mama evitando se a absorção da vit. D (que na verdade é um hormônio e nao vitamina como é conhecida), para se evitar cancer de pele (assim como qualquer outro) a chave é NUTRIÇÃO e uma dieta rica em antioxidantes principalmente como vit. C e E não esquecendo do Selênio e claro não abusar do sol pois tudo que é demais também prejudica. A meu ver o uso do protetor deve ser em último caso, uso exporádico mesmo, não no dia a dia como é promovido pela classe médica, mesmo porque a grande maioria dos protetores possuem em sua fórmula agentes cancerígenos.
  11. Irene Czajkowska disse:
    Muito interessante a matéria… Bons esclarecimentos… Alerta útil
  12. Osvaldo Luís Macedo Quintella disse:
    Mensagem esclarecedora que muito me ajudou pois estou em tratamento de uma pré diabetes ……Parabéns Dr.!!!!!!
  13. elza barbosa disse:
    excelente esse esclarecimento, nao uso muito protetor solar, entao estou no caminho certo, grata
  14. Elizabeth disse:
    Eu sempre soube das propriedades do sol , de sua aficacia a certas doenças . Sei também do quanto e importante para o ser humano ter sua dose diária todos os dias . Assim c sempre falei dos interesses dos laboratórios em meter medo na população , transformando o sol em inimigo público número um . Sol e gratuito , não se engarrafa nem se vende . Puro interesse.
  15. José Alberto Rodrigues Silva disse:
    Gostei do esclarecimento, e procuro sempre fazer minhas caminhadas pela manhã até às 10;00 onde os raios do sol são benéficos, ou então depois das l6;00 hs. Estou no caminho certo.
  16. Luiz H. R. Rodrigues disse:
    olá… li informalmente que a média ideal está em 20 minutos de sol contínuo, no período 10-16h para uma produção legal, confere?
    20 minutos não vão te proporcionar um câncer de pele, até pq há outros fatores além do sol.
  17. Rosiléa Pontes disse:
    Obrigada ´pelas informações! Estou com deficiência de vitamina D, Tomando remédio.
  18. Ezequias Oliveira Cabral disse:
    Qual o melhor horário para tomarmos sol afim absorvermos com segurança a vitamina D ?
    • nelson ferraz disse:
      É o horário do meio-dia, variando duas horas para mais ou para menos. É o horário em que estão ativos os raios ultravioleta B (UVB) que produzem a vitamina D3. Fora deste horário não há produção de vitamina D3. Os raios ultravioleta A (UVA) presentes desde o início da manhã até as 10 horas são cancerígenos. O horário de tomar o sol é em torno do meio dia, quando presentes os raios UVB anticancerígenos. O tempo de exposição varia conforme a pele, mas de regra não pode ultrapassar o momento em que a pele fica rosada, ´pois daí para frente não há absorção. Não se deve usar protetor solar para estes fins, e a pele não pode ser lavada com sabonete durante 48 horas no local da exposição.
  19. Larissa Paiva disse:
    Muito boa matéria. Quanto mais eu leio, mais tenho certeza de que a forma mais simples de se alimentar e viver é a receita para uma saúde mais forte.
  20. Carlos Castelo Branco disse:
    Sei que a exposição moderada aos raios solares, é a maior fonte de Vitamina D. Há uns anos que não apanho Sol. Estou a sofrer as consequências. Disso tenho consciência.
    Muito bom este artigo
    Carlos Castelo Branco
  21. Terezinha Pasquali Pante. disse:
    Muito importante estas informações. Tomo regularmente vit.D apesar de tomar muito sol.sob prescrição médica.Meu endócrino.
  22. Achei muito interessante a reportagem, e por incrível que parece essa é a segunda que leio hoje.
    Elas vem servindo de incentivo para que eu caminhe mais, num horário conveniente (até as 10:00h no máximo e a tardinha). Espero que mais pessoas se sintam tocadas como eu o fui.
  23. Quanto tempo de exposição é o ideal para ficar exposto ao Sol, pois na matéria acima só menciona de 2 a 3 vezes por semana?
    Qual seria o horário ideal do dia para tal exposição.
    Obrigado
    • Wanderlei. disse:
      Olha, pelo que tenho lido a respeito, bastam de 10 a 15 minutos diários de exposição ao sol, por pelo menos 3 vezes na semana. É claro, sempre antes das 10 da manhã e depois das 3 da tarde. Eu como não tenho a disponibilidade de tempo e escolha do horário, sempre que posso, fico exposto ao sol por pelo menos 15 minutos, geralmente nos fins de semana. Ainda tomo pílulas (suplementos adicionais de vitamina D diáriamente, mas, sem exposição ao sol, não sei se surtem efeitos).Se tiver um médico especialista que possa nos orientar melhor, nossos agradecimentos.
  24. Lúpus Brasil disse:
    Reblogged this on lupusbrasil and commented:
    Vitamina D e sua importância em nossas vidas
  25. CArlos disse:
    Muito interessante mas, a informação mais importante não passaram, ou seja, quais os horários a exposição ao sol é benéfica. Compre o livro e talvez, vá saber.
  26. amei esta informação ,muitas vezes temos tudo de graça e não sabemos utilizar…
    n
  27. Não entendi sobre a eficácia da Vitamina ingerida caso não haja disponibilidade de sol como é o caso dos que vivem em países mais frios como eu. Alguém ?
  28. Fabio Cezario Peixoto disse:
    A luz do sol, que a traz a vitamina “D” vem diretamente de Deus, trazendo assim, a saúde e benefícios para todos os seus filhos aqui nesse planeta terra. Devemos agradecer todos os dias principalmente ao amanhecer, pela oportunidade de ter um pai tão amável que cuida zela cura e guarda com o amor Divina
  29. Ana paula disse:
    O cancer de próstata é mais comum no homem negro por ele ter níveis mais altos de testosterona circulantes e não pela vitamina D.
  30. Tania veber disse:
    Recebi esta semana resultado de exames que constatava a deficiência da vitamina D. Foi muito bom ler e saber tudo isso.Me ajudou muito.
  31. Diana maria knecht disse:
    A vitamina D ajuda no tratamento da esclerose múltipla?
  32. Joao De Bortoli disse:
    Importantíssima esta informação. Quanto mais voltarmos a viver ao natural, melhor será nossa saúde.
  33. Elza A. Pereira disse:
    Pensei que sabia muito sobre a falta de vitamina D no nosso corpo, mas com esses esclarecimentos,aprendi bastante e vou tratar de arranjar um tempinho pra correr pro sol em busca da minhas saúde. Parabéns pra essa bela reportagem!!!
  34. Conceição Schuwenck disse:
    Muito importante. E para quem já tem osteoporose. O que fazer?
  35. Di Sasso disse:
    maravilhoso … poucos sabem que o sol em doses certas é milagroso … parabéns pela matéria !!!
  36. Eula Vitória disse:
    Não me lembro de protetor solar quando criança. Apenas sombrinhas… guarda sol, chapéus, o próprio vestuário mais decente, mais comportado que os atuais, tb. não me lembro de queixumes dos camponeses, lavradores em geral queixarem-se destas deficiências vitamínicas nos ambientes em que convivi na minha infância…Vitamina D é sol e alimentação : Aroz e feijão. Hoje, convivo com pessoas simples na zona rural, de parcos recursos e mui saudáveis… Sol e alimentação : Arroz e feijão ! ! ! … experimentemmmm ! Mal não fará !!! Detalhe…não coma e vá dormir..rsrsrrsrs. Os camponeses trabalham… no sol ! … é, atividades físicas e muitas ! Todos os dias…
  37. Charlie Flesch disse:
    Olá, texto bem interessante. Poderia por favor passar a referência de onde foi tirado o fato de que esquisofrenia é mais frequente em pessoas que tem deficiência em vitamina D? não sei como ser avisado da resposta, mas se puder passar por favor para o xaliba@gmail.com eu agradeceria muito.
    obrigado!!!

Deixe uma resposta

Nenhum comentário:

Postar um comentário