sábado, 23 de novembro de 2013
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
São João (dos queijos) del Rey
São João (dos queijos) del Rey
(Ildefonso Dé Vieira)
São João, dos queijos
Meninas do Minas
Das canções dos beijos
Carnavais imortais
Esquinas dos desejos
Seresteiros felizes
Coqueiros chafarizes
Lenheiro
Ponde da Cadeia
Igreja, lua cheia,
Bandeja de ouro
Estanho e prata
Retreta, serenata,
Jamais esquecerei
Das famosas betas
Del Rey
Maria Fumaça
Coreto na praça
Segredo, sermão,
Sinos e procissão
De Tiradentes a Tancredo
Berço da Liberdade
Dos Viegas, Lombardi,
Terra do Chaffy
Da Felicidade
AMIGOS E MADRUGADAS
AMIGOS E MADRUGADAS
(Ildefonso "Dé" Vieira)
Toda noite é benquista
E a gente se avista
Prá prosear
Espera a lua subir
O sereno cair
Para cantar
Uma modinha ou balada
Para a namorada
Que vai despertar
Meu amor eu juro
Você vai sonhar
A turma se reunia
Naquela pracinha
Num ritual
Às vezes até que chovia
Ou alguém que não vinha
Bem natural
Havia sempre seresta
Motivo de festa
Pro pessoal
Na madrugada amiga
A eterna cantiga
Um madrigal
Antes que o sol nos dê bom dia
Regressamos ao nosso lar
Levando a última estrela
Que ainda alumia
Nossos companheiros e o amigo luar
Que bom seria revê-la
Dizendo-me "SIM" no altar
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
Canário da Terra - Dr. Ronaldo Ribeiro dos Santos
"Possue ainda grandes mattas virgens, povoadas de passarinhos, onde o machado, o fogo e a imprevidência imperdoável dos homens, tem destruído este grande thesouro do nosso paiz".
(Antonio de Assis Martins: no Almanak Administrativo Civil e Industrial da Província de Minas – Geraes, do anno 1.869 para servir no anno de 1.870)
Com o trecho acima, há 120 anos, o cronista do império demonstrava sua preocupação pelo destino da natureza mineira. Há poucos anos o Rio Chopotó abrigava lontras, capivaras e pacas – isso sem falar nos bagres, traíras, acarás, cascudos, piaus e lambaris que, praticamente, foram exterminados sob nossas vistas. Destino igual teve o"canário da terra", que poderia ser o símbolo da cidade, tal a sua abundância.
A visão atual do ecossistema mundial é grave. Envolve risco na utilização da energia atômica, poluição sonora e do ar, queimadas, chuvas ácidas, alteração da camada de ozônio, alternância de secas e enchentes, agressão aos mares, destruição de florestas e rios, proliferação de insetos e propagação de doenças infetco-parasitárias, abuso na utilização de agrotóxicos, etc.
Alguns ecologistas consideram que, habitando as pequenas cidades, pássaros e pequenos animais poderão ter, eventualmente, maior proteção ambiental. Nos últimos meses algumas dezenas de canarinhos da terra foram criados em cativeiro. É claro que, se em liberdade este número seria muito maior.
Nossa cidade já foi riquíssima em arquitetura e recursos naturais.Os canarinhos soltos hoje, se protegidos pela sociedade firmarão nosso interesse em resgatar o mínimo possível do nosso passado.
Jogue canjiquinha de arroz e de milho no seu quintal. Sempre no mesmo lugar.
# # # # # # #
O texto acima foi escrito por Marcus Cremonese (possivelmente em meados da década de 70) a pedido do Dr. Ronaldo Ribeiro. Impresso num papel AMARELO foi distribuído ao POVO GUIDOVALENSE.Logo abaixo, transcrição de e-mail do Marquim da Beth da Nossa Senhora da Conceição da Capela de Cima (vulgo Rio Novo), contando como surgiu este MANIFESTO ECOLÓGICO. É bom que se diga que bem antes de se tornar (quase que) moda e politicamente correto defender o nosso HABITAT.
# # # # # # # # # # # # #
" Eu morava em Santa Teresa e o Ronaldo Ribeiro no Cosme Velho. Um dia ele apareceu lá em casa e me disse mais ou menos assim: " Marquinho, em meio às muitas outras coisas da nossa terra que já se perderam, uma delas ainda pode ser salva: é o canário da terra". O canário é uma das paixões do Ronaldo (as outras duas são o Tom Jobim e o jazz). Ele instituiu o canário como símbolo da fauna do Sapé. Marcou para um certo dia (não me lembro, faz muito tempo) e promoveu uma espécie de "ato cívico", na praça, quando foram soltos um grande número de canários, criados em gaiolas, para que eles pudessem voltar às matas, procriar, e continuar colorindo o cenário, e encantando os ouvidos de todos com o seu canto. Isso foi há mais de quinze anos. Mas era preciso conscientizar a população sobre o que estava sendo planejado; do contrário seriam apenas mais canários soltos para caírem de novo nos alçapões e voltarem para as gaiolas. Muitos dos canários, acostumados a comer em cativeiro, sentiriam dificuldades no início, para encontrar suas próprias fontes de alimento. Daí seria necessário, de novo, mais conscientização no sentido de a comunidade facilitar a alimentação dos pássaros. Para explicar o seu plano e levar adiante o ato cívico, o Ronaldo me pediu que eu redigisse umas "mal-traçadas" linhas, que seriam impressas num panfleto. E saiu esse texto. Mesmo à distância, dei a minha pequena colaboração no sentido de, pelo menos tentar, salvar o canarinho da extinção. Mas, de fato, toda a idéia e a maioria das palavras que eu escrevi (ou transcrevi) ali são do Ronaldo Ribeiro."quarta-feira, 13 de novembro de 2013
Linha do Tempo - Campeonato Brasileiro
http://estatico.globoesporte.globo.com/linha-do-tempo/
1971
O campeão
Você se lembra?
Os anos 1960 da Jovem Guarda passaram. O Rei, porém, não perdeu a majestade. A música mais tocada no ano é "Detalhes", de Roberto Carlos, que, ainda hoje, tem seus versos conhecidos: "Não adianta nem tentar me esquecer..."
Os 11 campeões
Renato, Humberto, Grapete, Vantuir, Odair, Vanderlei, Humberto Ramos, Ronaldo, Beto, Dadá Maravilha e Romeu. Técnico: Telê Santana
Campanha
27539121022
Classificação
Artilheiro
15GOLSDADÁ MARAVILHAATLÉTICO-MG
Revelação
ROBERTO DINAMITEVASCODribla quatro marcadores do Inter e faz o gol que lhe garante apelido "Dinamite".
Craque
DADÁ MARAVILHAATLÉTICO-MGDepois de brilhar durante o campeonato, Dadá Maravilha para no ar e, de cabeça, marca o gol do Galo sobre o Botafogo no jogo decisivo, calando mais de 84 mil pessoas no Maracanã.
Números
2084194.662.4407/8 A 19/121,8320.360
Mico
O Botafogo perde a cabeça com a arbitragem. Brito dá um soco em José Aldo Pereira após o árbitro marcar um pênalti seu no clássico com o Vasco, e Nilton Santos, então diretor alvinegro, agride Armando Marques na final.
Apuração: Mariana Kneipp e Marcelo Monteiro / Design: Alexandre Lage / Desenvolvimento: Zeno Rocha
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Parafraseando o grande Palmeirense Joelmir Betting
"Explicar a emoção de ser atleticano a um atleticano é totalmente desnecessário. E a quem não é atleticano é simplesmente impossível." (Parafraseando o grande Palmeirense Joelmir Betting)
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Quinze fatos que você provavelmente nunca soube sobre vitamina D e exposição solar
Quinze fatos que você provavelmente nunca soube sobre vitamina D e exposição solar
Publicado em 24 de fevereiro de 2013por Vitamina D - Brasil
(Compilado por Mike Adams, com base em uma entrevista com o Dr. Michael Holick,autor do livro “Vitamina D – Como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes”)
A vitamina D evita a depressão, osteoporose,câncer da próstata, câncer da mama e, até mesmo efeitos do diabetes e obesidade. A vitamina D é talvez o nutriente mais subestimado no mundo da nutrição. Isso é provavelmente porque é “gratuita”: seu corpo a produz quando a luz solar atinge a sua pele. As empresas farmacêuticas não podem lhe vender a luz solar, por isso não há promoção dos seus benefícios à saúde.
A maioria das pessoas não sabe destes fatos verdadeiros sobre a vitamina D:
A maioria das pessoas não sabe destes fatos verdadeiros sobre a vitamina D:
- A vitamina D é produzida pela pele em resposta à exposição e radiação ultravioleta da luz solar natural.
- Os saudáveis raios de luz solar natural que geram a vitamina D em sua pele não atravessam o vidro e, por isto, seu organismo não produz vitamina D quando você esta no carro, escritório ou em sua casa.
- É quase impossível conseguir quantidades adequadas de vitamina D a partir da dieta. A exposição à luz solar é a única maneira confiável para seu corpo dispor de vitamina D.
- Seria necessária a ingestão diária de dez copos grandes de leite enriquecido com vitamina D para obter os níveis mínimos necessários de vitamina D.
- Quanto maior a distância da linha do equador e o lugar onde você vive, maior será a exposição ao sol necessária para gerar vitamina D, pois depende do ângulo de incidência dos raios solares. Canadá, Reino Unido, a maior parte dos EUA estão longe do equador e maior parte do Brasil está perto do equador.
- Pessoas com a pigmentação escura da pele podem precisar de 20-30 vezes mais exposição à luz solar do que pessoas de pele clara para gerar a mesma quantidade de vitamina D. Por isto, também, o câncer de próstata é muito frequente entre homens negros – é a simples deficiência generalizada de luz solar.
- Níveis suficientes de vitamina D são essenciais para a absorção de cálcio nos intestinos. Sem vitamina D suficiente, seu corpo não pode absorver o cálcio, tornando os suplementos de cálcio inúteis.
- A deficiência crônica de vitamina D não pode ser revertida rapidamente. São necessários meses de suplementação de vitamina D e de exposição à luz solar para “reconstruir” os ossos e o sistema nervoso.
- Mesmo filtros solares fracos (FPS = 8) bloqueiam em 95% a capacidade do seu corpo de gerar vitamina D. É por isto que o uso constante de protetores solares provocam deficiência crítica de vitamina D.
- A exposição à luz solar não gera a produção excessiva de vitamina D em seu corpo, porque ele se auto-regula e produz apenas a quantidade que necessita.
- Se a pressão firme do seu osso esterno dói, você pode estar sofrendo de deficiência crônica de vitamina D.
- A vitamina D é “ativada” pelos rins e fígado, antes de ser usada pelo organismo e, por isto, doenças renais ou hepáticas podem prejudicar muito a ativação da vitamina D circulante.
- A indústria de protetores solares não quer que você saiba da necessidade de exposição ao sol, porque esta revelação significaria a queda nas vendas de seus produtos.
- A vitamina D é um poderoso “remédio” que o seu próprio corpo produz inteiramente de graça e sem necessidade de prescrição médica!
- Algumas substâncias denominadas “antioxidantes” aceleram muito a capacidade do organismo para lidar com luz solar, sem que ela nos provoque danos, também permitem que você fique exposto ao sol duas vezes mais tempo sem danos. Um exemplo de tais antioxidantes é a astaxantina, poderoso “filtro solar interno”. Outras fontes de antioxidantes similares são algumas frutas (açaí, romã, mirtilo, etc.), algumas algas e alguns crustáceos do mar (camarão, “krill”, etc.)
Doenças e condições causadas pela deficiência de vitamina D:
- A osteoporose é geralmente causada por falta de vitamina D que provoca deficiência na absorção de cálcio.
- A deficiência de vitamina D na infância causa o raquitismo, falta de calcificação dos ossos.
- A deficiência de vitamina D pode agravar o diabetes tipo 2 e prejudicar a produção de insulina pelo pâncreas.
- Bebês que recebem a suplementação de vitamina D (2.000 unidades por dia) têm um risco 80% menor de desenvolver diabetes tipo 1 durante os próximos vinte anos.
- A obesidade prejudica a utilização da vitamina D no organismo e obesos precisam de duas vezes mais vitamina D.
- A depressão, a esquizofrenia e os cânceres de próstata, de mama ovário e de cólon são frequentes em pessoas com deficiência de vitamina D. Portanto, níveis normais de vitamina D previnem estas doenças.
- O risco de desenvolver doenças graves como diabetes e câncer é reduzido de 50% a 80% através da exposição simples, à luz solar natural 2 a 3 vezes por semana.
- A depressão sazonal de inverno, muito comum nos países de clima temperado, é causada por um desequilíbrio da melatonina, devido à menor exposição ao sol.
- A vitamina D é utilizada no tratamento da psoríase, doença inflamatória crônica da pele.
- Deficiência crônica de vitamina D é muitas vezes diagnosticada erradamente como fibromialgia, porque seus sintomas são muito semelhantes: fraqueza muscular e dores.
Estatísticas chocantes da deficiência de vitamina D:
40% da população dos EUA,
32% dos médicos e estudantes de medicina,
42% das mulheres afro-americanas em idade fértil,
48% das meninas de 9 a 11 anos,
até 60% dos pacientes de hospitais,
até 80% dos pacientes do lar de idosos,
76% das mulheres grávidas e
81% das crianças delas nascidas, as quais terão, mais tarde na vida, maior predisposição ao diabete tipo 1, à artrite, à esclerose múltipla e à esquizofrenia.
32% dos médicos e estudantes de medicina,
42% das mulheres afro-americanas em idade fértil,
48% das meninas de 9 a 11 anos,
até 60% dos pacientes de hospitais,
até 80% dos pacientes do lar de idosos,
76% das mulheres grávidas e
81% das crianças delas nascidas, as quais terão, mais tarde na vida, maior predisposição ao diabete tipo 1, à artrite, à esclerose múltipla e à esquizofrenia.
O que você pode fazer:
A exposição sensata à luz solar natural é a estratégia mais simples, mais fácil e ainda uma das mais importantes para melhorar a saúde. Se mais pessoas lessem estas informações, poderíamos reduzir drasticamente as taxas de várias doenças crônicas. Incito-os que leiam o livro, “Vitamina D – Como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes“, pelo Dr. Michael Holick para obter a história completa sobre a luz solar natural. Você pode encontrar este livro na maioria das livrarias locais ou através da BN.com, Amazon.com, etc. Nota: Este não é um endosso pago ou um link de afiliado. Eu recomendo por causa de sua grande importância na prevenção de doenças crônicas e melhoria da saúde sem medicamentos ou cirurgia. Este pode ser o livro mais importante sobre a saúde que você já leu. Se mais pessoas compreendessem estas informações poderia-se reduzir drasticamente as taxas de doenças crônicas no país e no mundo. A exposição à luz solar é realmente uma das terapias de cura mais poderosas do mundo, superando de longe os melhores esforços de hoje, a chamada “medicina avançada”. Não há nenhuma droga, nenhum procedimento cirúrgico e nenhum procedimento de alta tecnologia que chegou sequer perto do surpreendente poder de cura da luz natural.
E você pode obtê-la gratuitamente. É por isso que ninguém está a promovê-la, é claro.
Fonte original com texto completo:http://www.naturalnews.com/specialreports/sunlight.pdf (autor da tradução desconhecido).
Leia também
- 7 coisas surpreendentes que você não deve saber sobre a exposição à luz solar e protetores solares
- Baixos níveis de vitamina D provam serem fatais, aumentando a mortalidade
- 10 sintomas de deficiência de vitamina D que você precisa reconhecer
Espalhe por aí:
Esse post foi publicado em Notícias e marcado exposição solar. Guardar link permanente.
55 respostas para Quinze fatos que você provavelmente nunca soube sobre vitamina D e exposição solar
Deixe uma resposta
Assinar:
Postagens (Atom)
Recentemente assisti a um documentário sobre alimentação chamado Food Matters (o alimento importa), procure por ele no you tube que tem legendado em Português. Nesse doc um dos entrevistados fala sobre o tratamento, que deu certo, que ele fez com uma paciente usando 2 punhados de castanha de caju por dia, isso mesmo: castanha de caju para a depressão.. Veja lá o documentário, pois como n sou médica nem nutricionista só posso reportar o que assisti.
Boa sorte!
Pesquise vc irá encontrar algum medico que lhe ajude…enquanto isso faça exposição ao sol por meia hora no horario das 12 as 14hs. Só vai te ajudar.
20 minutos não vão te proporcionar um câncer de pele, até pq há outros fatores além do sol.
Muito bom este artigo
Carlos Castelo Branco
Elas vem servindo de incentivo para que eu caminhe mais, num horário conveniente (até as 10:00h no máximo e a tardinha). Espero que mais pessoas se sintam tocadas como eu o fui.
Qual seria o horário ideal do dia para tal exposição.
Obrigado
Vitamina D e sua importância em nossas vidas
Diana leia essa reportagem…
obrigado!!!